segunda-feira, 16 de outubro de 2017

PREFEITURA DE TARAUACÁ "NÓS APOIAMOS ESTA CAUSA!"


Na década 1990, nasceu o movimento conhecido como 'Outubro Rosa' com o Intuito de estimular a participação da população no controle do Câncer de Mama. A data é celebrada anualmente com objetivo de compartilhar informações sobre o Câncer de Mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para redução da mortalidade. 

Em a alusão ao ‘Outubro Rosa’ a Prefeitura de Tarauacá por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem mobilizando todos os profissionais em saúde para a realização de uma grande ação de saúde em prol da luta contra o câncer de mama no chamado dia “D”.

Segundo a Secretária de Saúde, Meirivânia Daniel, todas as Unidades de Saúde contará com uma equipe de profissionais no dia “D”, que ocorrerá no dia 25 do corrente mês “Estaremos realizando palestras, preventivas ao Câncer de Mama, também, realizando exames para prevenção e diagnóstico do Câncer do Colo do Útero entre outras atividades em atendimento à saúde da Mulher”, salientou. 

O QUE É CÂNCER DE MAMA?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. Todo câncer é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células.

Quando as células adquirem características anormais, células dos lobos mamários, células produtoras de leite ou dos ductos por onde é drenado o leite, podem causar uma ou mais mutações no material genético da célula. Esta doença acontece quase exclusivamente em mulheres, porém existem casos de homens com câncer de mama também.

Algumas mutações possuem a capacidade de fazer com que uma célula apenas se divida, mas não tenha a capacidade de invadir outros tecidos, estes são chamados de tumores benignos ou não cancerosos.

Para uma célula ser considerada cancerígena é necessário que ocorram mutações no material genético de uma ou mais células e estas adquiram a capacidade não só de se dividir, mas também de evitar a morte celular. Este seria o ciclo normal de vida de qualquer célula do organismo, contudo quando elas invadem os tecidos adjacentes, a doença se instala.

SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama inicialmente é assintomático. As formas mais fáceis de descobrir logo no início são por exames como mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. O exame de toque também é importante, ao notar qualquer alteração na mama, agende uma consulta médica.

Algumas alterações físicas das mamas podem ser indícios de câncer de mama. Quando há presença destes indícios, é possível que a doença esteja em um nível avançado. Fique de olho em alguns sintomas: 

Dor ou inversão do mamilo 

Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do seio 

Aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou na axilas, podendo apresentar dor ou não, serem duros e irregulares ou macios e redondos 

Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não 
Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha. 

Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja 

Nos casos mais adiantados, é possível aparecer ulceração na pele com odor desagradável 

Um caroço na mama não significa necessariamente câncer. Grande parte dos nódulos mamários são cistos e adenomas benignos. As mamas se modificam naturalmente ao longo do ciclo menstrual, porém, ao notar as alterações e sintomas descritos acima, é essencial ser consultado rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário