A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social- SEDS, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou uma capacitação para formação de supervisores e visitadores para implantação do “Programa Criança Feliz” no município.
A capacitação ocorreu no próprio prédio da Assistência Social. O curso que teve carga horária de 40 horas foi ministrado pelas técnicas da SEDS Nely Leal e Regiane Oliveira.
Para Regiane uma das técnicas o encontro que reuniu servidores dos municípios de Feijó e Jordão — se faz necessário, por ser um critério para a adesão do “Programa Criança feliz "É discutido toda uma metodologia de como realizar as visitas, qual a importância da primeira infância para desenvolvimento integral da criança, a importância de se trabalhar de forma intersetorial com outras políticas além da assistência social dentre outros. Esse tipo de capacitação é critério para o município se habilitar a realizar as visitas domiciliares para crianças de 0 a 03 anos cuja família seja beneficiária do ‘Bolsa Família’ e de 0 a 06 quando beneficiaria do benefício continuada”, salientou Regiane.
O curso teve início no dia 24/07 e teve duração de cinco dias, tendo seu encerramento na última sexta-feira (28).
O que é o programa Criança Feliz
Todo mundo torce para que seu bebê se transforme em um vencedor na vida. Estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir essa vitória.
O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequeninos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.
Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Programa Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.
Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.
Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família (http://mds.gov.br)
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá