A secretaria de administração Jamily Farhat, recebeu a visita da vereadora Janaina Furtado (REDE), na manhã de ontem, quinta-feira 26 de janeiro. A vereadora foi tratar sobre a implantação do sistema de expedição das carteiras de trabalho com a secretária.
A Prefeita Marilete Vitorino já tinha anunciado, que em breve a prefeitura de Tarauacá vai da inicio a expedição de carteira de trabalho, inclusive a gestora já conversou com representante da Delegacia do Trabalho Thaumaturgo Lima sobre a parceria .
A vereadora Janaina Furtado usou a rede social Facebook, para anunciar uma boa noticia para a população :
“Fui inclusive ao Ministério Público do Trabalho em Rio Branco para obter as informações de como resolver a situação, Sou colaboradora desta causa.
Espero que em breve nenhum cidadão tarauacaense tenha que se deslocar ao município de Feijó para obter a carteira de trabalho”, escreveu a vereadora.
A Carteira
Instituída pelo decreto 21.175, de 21 de março de 1932, a Carteira de Trabalho tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Por suas anotações, é um dos únicos documentos a reproduzir, com precisão, a vida funcional do trabalhador.
O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas.
Tais mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte. Na verdade, a carteira de trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo-terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria.
A nova CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que permite a integração nacional dos dados impedindo as emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém informações dos dados da qualificação civil e outros complementares como: endereço, número do CPF, do Título de Eleitor, da CNH, fotografia, impressão digital e assinatura digitalizadas e nº do NIS/PIS.
Assessoria de Comunicação
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